6 dicas de bem-estar essenciais para pessoas da terceira idade

Com o passar dos anos, é normal que o organismo de uma pessoa de mais idade não apresente mais tanta funcionalidade como na adolescência ou vida adulta. Algumas atividades fisiológicas do corpo passam a trabalhar mais lentamente e, muitas vezes, acarretam doenças ou problemas mais sérios, geralmente ligados à visão, à audição, ao diabetes, à pressão alta e às dores na coluna.

No entanto, segundo pesquisas, a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado com o tempo, e isso está diretamente ligado à necessidade de gerar um elevado grau de bem-estar das pessoas da terceira idade.

Embora não seja possível evitar a tão temida velhice, existem meios para se adaptar a essa nova etapa e prolongar a qualidade de vida, a saúde e demais aspectos, sejam eles psíquicos, físicos, sociais e até espirituais.

Ficou interessado? Então continue a leitura e confira 6 dicas essenciais de bem-estar para que você tenha uma vida com mais felicidade, equilíbrio e harmonia.

Como promover o bem-estar para pessoas da terceira idade?

Provavelmente você deseja chegar à terceira idade com energia e disposição para continuar vivendo a vida, não é? Embora pareça uma árdua tarefa para muitos, existem alguns comportamentos e atitudes que podem te auxiliar na busca por mais qualidade nos seus dias, com animação e com bastante saúde.

É importante mencionar que existem 2 fatores principais que determinam as condições em que uma pessoa se encontrará com o passar do tempo: a genética e os hábitos diários, como a alimentação e a frequência com que pratica atividades físicas. Para chegar à terceira idade com mais saúde, aumentar a qualidade desses 2 fatores é essencial.

1. Pratique atividades físicas regularmente

A prática de atividades físicas gera benefícios durante toda a vida, especialmente na terceira idade. É correto afirmar que ela possui um poder revigorante, o que reflete na melhoria de vários aspectos, como a redução do estresse, o aumento da disposição, a melhora do condicionamento físico, a diminuição da ansiedade, a autoestima, o humor e o estímulo ao raciocínio.

Ainda é possível identificar fatores que previnem algumas doenças, como a osteoporose, a hipertensão, os problemas cardíacos e a depressão. Tudo isso porque além de rejuvenescer, a prática de exercícios proporciona a elevação dos níveis de serotonina, substância que está relacionada diretamente às funções fisiológicas do corpo humano.

Lembre-se que é importante consultar o médico antes de iniciar a prática de qualquer atividade, tudo bem? Só os especialistas são capazes de analisar o seu condicionamento e indicar os melhores exercícios para você, sem ultrapassar os seus limites. Geralmente são indicadas atividades aeróbicas, como andar, pedalar, nadar e dançar.

2. Tome corretamente a sua medicação

Se o seu médico te passou uma determinada medicação, significa que você precisa dela. Por isso, é imprescindível usá-la corretamente, na frequência e horários determinados. A indisciplina é um dos grandes rivais da terceira idade e, nesse caso, a ingestão indisciplinada pode gerar sérios problemas de saúde.

Outra dica com relação a isso é que você não deve se automedicar. Um médico passou anos estudando determinada especialidade, e você não pode, nem deve, simplesmente passar por cima de suas decisões e comprar os remédios que achar mais conveniente.

3. Tenha uma alimentação balanceada

Esse talvez seja um dos fatores mais determinantes para uma qualidade de vida melhor. A boa alimentação é um dos principais aliados da sua saúde.

Por esse motivo, o ideal é manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Inclua em sua dieta alimentos cheios de vitaminas e que sejam fonte de ômega-3, 6 e 9. Alguns exemplos são as verduras, os peixes, os legumes, os cereais, as castanhas, as sementes e as frutas.

Tenha cuidado para não ingerir constantemente comidas hipercalóricas e com muito açúcar. Além de ser um fator de risco para o surgimento de várias doenças, principalmente as cardiovasculares, existe ainda o risco da obesidade, quadro que limita até os movimentos mais simples, quando em grau muito avançado.

O mais indicado é procurar um nutricionista, que pode analisar seu quadro atual e recomendar a melhor dieta. Não se esqueça de tomar sempre muita água, pois sua ingestão é bastante benéfica para o corpo.

4. Busque ter uma vida social ativa

No tempo livre, aproveite para sair com a sua família e com os seus amigos. Faça almoços, jantares, cafés da tarde, jogos e passeios no parque, por exemplo, e de preferência, com bastante frequência.

Ter uma vida social ativa é essencial para desenvolver uma relação de amor e de confiança com as pessoas próximas a você e, consequentemente, esses momentos de lazer e bem-estar ajudarão a aumentar a sua longevidade.

5. Exercite a sua mente

Exercitar a mente e as funções cognitivas por meio da leitura, da música, dos jogos de memória e de jogos de palavra cruzada, por exemplo, é importante para evitar o surgimento de doenças neurodegenerativas, como mal de Parkinson e Alzheimer.

Assim, busque sempre novas maneiras de promover esses exercícios e nunca se esqueça que o seu cérebro precisa se manter ativo.

6. Faça os exames de rotina

O tão conhecido check-up anual, também chamado de exames de rotina, é indispensável com o decorrer dos anos e você não deve evitá-lo.

Não tenha medo, pois só assim você vai ter a certeza de que está tudo em ordem no seu organismo. Você também evitará o aparecimento de doenças crônicas e diminuirá as chances de ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou até mesmo um infarto. Os principais exames de rotina são:

  • hemograma completo;
  • urina;
  • fezes;
  • colesterol total;
  • triglicerídeos;
  • glicemia.

Agora que você já conhece quais são as dicas essenciais de bem-estar pessoas da terceira idade, não perca tempo e comece agora mesmo a cuidar da sua vida. Lembre-se que essa é a principal maneira de viver com mais saúde, qualidade e disposição.

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