A aposentadoria, muitas vezes, está associada a solidão, depressão e falta de vontade. Todavia, quem pensa dessa forma está cometendo um grande engano. Afinal, é nesse momento da vida que você desenvolve novas habilidades, conhece novos amigos e descobre lugares incríveis.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os benefícios de se aposentar. Separamos surpresas que, provavelmente, mudarão a sua forma de ver a vida na terceira idade.

Então, continue acompanhando este artigo e surpreenda-se!

1. Fazer faculdade

O cantor Martinho da Vila, de 79 anos, serve como uma ótima inspiração para quem ainda não encontrou um motivo para se aposentar. Recentemente, o sambista foi flagrado estudando em uma universidade.

Martinho, que já está apto a solicitar a aposentadoria, cursa Relações Internacionais no Rio de Janeiro. O seu objetivo é conquistar um cargo mais alto na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Mesmo sendo referência na música e tendo conquistado uma legião de fãs, ele frequenta as aulas diariamente e, inclusive, vai à casa de amigos para fazer os trabalhos solicitados pelos professores.

Com essa experiência, o sambista forma novos ciclos sociais e tem possibilidade de adquirir um novo conhecimento todos os dias.

Então, por que você não aproveita e começa uma faculdade?

2. Abrir empresa ou um novo negócio

Quando você busca por conhecimento técnico, a tendência é que apareçam novas oportunidades de negócio ao longo da vida. Uma das formas de aproveitar esse momento é investindo no empreendedorismo.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), um bom período para se iniciar um negócio é perto dos 60 anos de idade. A instituição acredita que, nesse período, os idosos tenham mais saúde e disposição do que muitos jovens.

Além disso, a atualização sobre os principais assuntos da área em que pretende atuar, a experiência e a maturidade da terceira idade favorecem para que a aposta no empreendedorismo seja um sucesso.

Os números comprovam o quanto os idosos estão levando esse assunto a sério.

Segundo o Relatório GEM (Global Enterpreneurship Monitor’s), em 2010, o Brasil tinha 21,1 milhões de empreendedores. Desse grupo, 1,4 milhão de empresas em nosso país eram comandadas por profissionais entre 56 e 64 anos.

O empreendedorismo é uma boa alternativa para aumentar a renda e manter a tranquilidade da sua família. Pense nisso!

3. Praticar atividades físicas

O sedentarismo é um dos principais vilões da terceira idade. Quem ocupa o seu tempo somente assistindo televisão ou lendo jornais tem dores frequentes no corpo e falta de energia.

Para completar, perde vários benefícios que a atividade física proporciona, entre os quais.

  • ajuda no combate de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes etc.;

  • melhora a força muscular e reduz o risco de quedas;

  • aumenta o apetite;

  • aumenta a autoestima.

  • ajuda na vida social;

  • aumenta a disposição.

Você não gosta de academia? Fique tranquilo! Hoje é possível encontrar várias modalidades esportivas que trazem os mesmos benefícios que a musculação. Entre as possibilidades disponíveis, podemos destacar: pilates, zumba, hidroginástica, natação e dança.

Porém, antes de iniciar qualquer atividade física, busque orientação de um médico, para que ele possa verificar se você está apto a desenvolver os exercícios. Não se esqueça da alimentação saudável, pois ela trará mais disposição para seu treino diário.

4. Conhecer a arteterapia

Quem prefere um ambiente menos agitado pode buscar a arteterapia. Esse recurso terapêutico trabalha com a expressão artística, que tem como objetivo melhorar não só o bem-estar emocional, mas também o físico e mental.

Aqui, é possível desenvolver várias atividades, como:

  • música;

  • canto;

  • dança;

  • desenho;

  • pintura;

  • escultura;

  • costura;

  • bordado;

  • crochê;

  • marcenaria.

O intuito da arteterapia é estimular aquela atividade por que você tem mais interesse e prazer. Por isso, não tenha vergonha de procurar um grupo perto da sua casa. Afinal, você ganhará mais qualidade de vida com essa atitude.

5. Acessar novas tecnologias

Nos últimos anos, surgiram tecnologias que estão otimizando nossa rotina. A todo momento, aparecem novas funcionalidades, e qualquer detalhe poderá deixá-lo desatualizado com as novidades do mercado.

Pensando nisso, utilize o seu tempo disponível para conhecer essas ferramentas. Todavia, tenha cuidado. Na internet, há vários hackers que roubam senhas e informações pessoais para praticar crimes virtuais.

Então, jamais forneça dados das suas redes sociais para quem você não conhece. Mantenha as informações em sigilo e evite problemas.

6. Conversar mais com a sua família

A correria do dia a dia impede que você tenha uma relação mais saudável com seus parentes. Talvez, se aposentar seja sua chance para conhecer melhor os seus filhos, oferecer carinho para a esposa e até promover uma reconciliação.

Se você gostou da dica acima sobre empreendedorismo e pretende investir nesse ramo, poderá ficar tranquilo, uma vez que esse tipo de negócio permite equilibrar a vida profissional e pessoal sem estresse.

Uma boa convivência familiar evita brigas, traz mais alegria e te deixará confiante para conquistar os seus objetivos.

7. Viajar para lugares incríveis

Antes de abrir uma empresa, iniciar uma atividade física ou começar uma faculdade, que tal reservar uma data para viajar com a sua família?

Em nosso país, há várias cidades que são consideradas lugares ideais para a terceira idade. Veja abaixo algumas opções.

  • Caldas Novas (Goiás): tem vários resorts para relaxar durante o dia;

  • Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul): destino incrível para degustar bons vinhos e contemplar belas paisagens;

  • Holambra (São Paulo): conhecida como cidade das flores. O local tem variedade botânica, cultural e gastronômica;

  • Monte Verde (Minas Gerais): nessa pequena cidade mineira, você encontrará várias pousadas. Além disso, poderá praticar trekking e arvorismo.

  • Blumenau (Santa Catarina): é a cidade com mais qualidade de vida para idosos: tem beleza, roteiros naturais e históricos.

Após descobrir os benefícios de se aposentar, acreditamos que você está mais otimista em relação à vida na terceira idade, não é mesmo?

No entanto, antes de iniciar qualquer processo, recomendamos buscar auxílio com um escritório de advocacia com atuação na área previdenciária, para tirar todas as suas dúvidas.

Nãoo se esqueça de seguir o nosso escritório no Facebook. Por lá, você terá informações exclusivas sobre a aposentadoria!