Você já precisou buscar atendimento presencial ou telefônico no INSS, ou simplesmente tem pesadelos só de imaginar passar horas do seu dia aguardando no órgão e ter que enfrentar a famosa “fila do INSS”?

Saiba que, atualmente, não é necessário perder tempo para ser atendido no instituto e alguns serviços, como o extrato de pagamentos, podem ser retirados na internet, através do INSS Dataprev, e o que é melhor, do conforto de sua casa.

Neste artigo, vamos apresentar uma forma simples de consultar o seu extrato de pagamento do INSS por meio desse sistema integrado e informatizado, disponibilizado pelo órgão.

Acompanhe!

O INSS Dataprev

O INSS Dataprev é uma empresa do governo responsável pela aplicação dos sistemas tecnológicos do Instituto Nacional da Previdência Social. Através dela é possível verificar uma série de dados de um beneficiário ou contribuinte.

Está presente fisicamente em 5 estados brasileiros, no entanto, seu atendimento se estende a todo cidadão por meio do seu portal na internet.

A criação desse sistema foi uma grande vitória para os brasileiros que são segurados pelo instituto, uma vez que o atendimento passou a ser muito mais facilitado e vários serviços puderam ser solicitados pela internet.

Além disso, o Dataprev abriu precedente para a criação de um inovador e avançado sistema de informações previdenciárias, chamado de Meu INSS.

A tecnologia em prol do segurado e contribuinte

Nos dias atuais, quando se menciona INSS, segurado, aposentado ou aposentadoria, logo se lembra das questões de incertezas e instabilidades sobre essas questões e, principalmente, na tal reforma da Previdência Social.

Diante desses e outros fatos, muitas pessoas se esquecem de avaliar as novidades que o INSS tem trabalhado e aperfeiçoado com um único objetivo, tornar a vida dos brasileiros mais simples, prática e ágil.

Atualmente, não é necessário se dirigir a uma agência do instituto para saber informações sobre o seu extrato, ou ainda, ligar para o atendimento para agendar uma perícia ou acompanhar o seu andamento.

Tudo isso pode ser feito pelo Dataprev. O sistema e suas inovações têm por objetivo acabar com a velha — e até mesmo, motivo de piada — fila do INSS.

Emitindo o extrato de pagamentos do INSS

Agora que você entendeu o que é o INSS Dataprev e os principais benefícios que ele está proporcionando aos contribuintes e beneficiários do instituto, vamos mostrar um passo a passo simples e objetivo de como retirar o seu extrato de pagamento do INSS através do novo sistema criado pelo órgão.

O extrato do INSS é um relatório que demonstra as contribuições de um contribuinte para a Previdência Social. Além disso, esse documento carrega dados cadastrais, vínculos empregatícios e salários que uma pessoa física obteve ao longo de sua vida profissional.

Antes do sistema Meu INSS, o contribuinte poderia retirar apenas o último extrato no sistema do Dataprev, sendo assim, para obter a relação das contribuições efetuadas em períodos anteriores, era necessário comparecer a uma agência do órgão para solicitar um atendimento presencial.

Esse processo era cansativo e, em alguns casos, muito difícil de ser realizado, uma vez que, os locais físicos de atendimento não existem em algumas cidades brasileiras.

Com o Meu INSS o problema simplesmente acabou, agora o contribuinte tem acesso a todo o seu histórico de contribuição, desde o seu primeiro salário.

Para consultar essas informações você deve, inicialmente, acessar o portal do Meu INSS na internet. Após essa ação, você será apresentado à plataforma do sistema, que só poderá ser acessado mediante a informação de um usuário e senha.

Para cadastrar essas informações, basta clicar no botão lateral em que consta o termo: Extrato Previdenciário CNIS e em seguida, fazer login.

O sistema abrirá a página de acesso, em que você deve inserir o seu usuário e senha. No entanto, como você ainda não os tem, clique no botão e cadastre-se para passar para a próxima etapa do processo.

Os passos seguintes são bem simples, basta preencher o formulário com algumas questões particulares como o seu CPF, nome da mãe e dados da sua vida profissional.

Quanto a esse último, é importante ter certo grau de atenção, pois ele perguntará dados como: primeira contribuição do seu último vínculo laboral ou razão social de alguma empresa que trabalhou.

Pessoas que têm uma experiência profissional muito ampla, podem se perder na hora de selecionar essas opções, portanto, é sempre bom fazer o cadastro com a carteira de trabalho em mãos.

Após o preenchimento dos dados, o sistema identificará que você é verdadeiramente o titular daquele CPF e gerará uma chave de segurança contendo 7 dígitos, que deve ser utilizada no primeiro login.

Copie esses números e volte para a página inicial do sistema. Feito isso, basta clicar em fazer login novamente e inserir o seu CPF e o código apresentado no passo anterior. Depois, ainda existirá uma última ação, a criação de uma senha de acesso.

Você deverá criar uma sequência alfanumérica contendo no mínimo uma letra maiúscula e algum caractere especial como: asteriscos, entre outros.

Feito isso, você será direcionado para a página inicial do sistema e terá acesso ao seu extrato e outros serviços que podem ser muito úteis, como os que vamos destacar no próximo item deste artigo.

Os serviços do INSS Dataprev (Meu INSS)

Engana-se quem pensa que o novo sistema de consultas do Dataprev servirá apenas aos aposentados e pensionistas do INSS, ele também oferece uma série de funcionalidades ao contribuinte, além do extrato de pagamentos que destacamos anteriormente.

Além desse serviço, você também terá acesso à informação sobre:

  • idade mínima para aposentadoria;
  • extrato e margem para contratação de um empréstimo consignado;
  • histórico de crédito de benefícios;
  • extrato para preenchimento da declaração do imposto de renda;
  • agendamentos presenciais ou requerimentos;
  • agendamento de perícia médica;
  • declaração de existência ou não de benefícios;
  • consulta de revisão de benefício.

Por fim, o INSS Dataprev surgiu como uma forma de agilizar e facilitar a vida do contribuinte que necessita de informações sobre seu benefício sem ter que sair de casa e enfrentar filas e atendimentos demorados.

Agora que você aprendeu mais sobre o INSS Dataprev e o seu novo sistema de consultas e serviços, que tal continuar lendo sobre o assunto? Confira nosso artigo sobre como solicitar a revisão do INSS.