Ao comprovar sua renda ou realizar um empréstimo consignado, o assegurado ou pensionista do INSS precisará de um extrato da aposentadoria. Esse é um documento que além de garantir tal auxílio também pode ser útil no acompanhamento das movimentações financeiras do benefício.

Por isso, é importante saber como proceder para tê-lo em mãos, bem como, o que é possível de ser acompanhado por meio das informações que ele contem.  

Neste artigo, vamos mostrar como conseguir o extrato e como pode ser fácil interpretá-lo. Acompanhe!

Acesse seu histórico de pagamento em casa

Saiba que para ter acesso ao histórico de pagamento do benefício ou do extrato da aposentaria, não é obrigatório ir até uma agência da Previdência Social. No próprio site oficial dessa instituição é possível conferir as informações — tudo é feito pela internet.

Vale lembrar que assegurados do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal também podem fazer isso direto nos seus respectivos bancos. Eles poderão consultar os dados por meio dos terminais de caixas eletrônicos ou pela página da web.

Dessa maneira, e com a ajuda da tecnologia, tornou-se mais rápido, cômodo e seguro consultar o documento.

Lembre-se que para isso será primordial ter em mãos o nome completo do usuário, o número do seu CPF, da sua data de nascimento e o número de beneficiário.— esses títulos são obrigatórios no preenchimento das informações.

Saiba que tipo de informação está no extrato da aposentadoria

As informações contidas no extrato são relativas aos valores recebidos e aos descontos que constam no seu histórico financeiro. Por ele, o assegurado também consegue consultar detalhes sobre as datas de pagamento.

Os informes ainda revelam o valor bruto e líquido do benefício, o total da contribuição previdenciária, os vínculos de emprego e remuneração, os dados cadastrais e a data que o contribuinte recebeu pela primeira vez.

Por tal razão, como já citemos, é utilizado tanto na comprovação da renda individual quanto para a realização de empréstimos bancários.

Descubra outras opções para a obtenção do seu histórico de benefício

Bem, já dissemos que a internet facilitou, e muito, a forma como os aposentados e pensionistas do INSS podem acessar seus diversos serviços. Porém, se você prefere os métodos mais tradicionais, fique tranquilo — ainda existem.

Se tiver maiores dúvidas ou dificuldades opte por orientações pessoais oferecidas nos atendimentos das agências previdênciárias. Outra opção é a central telefônica da Previdência Social que disponibiliza o ramal 135 para dá mais suporte aos beneficiários.

Não esqueça das instituições bancárias, elas são mais uma alternativa para agilizar e dá assistência a sua demanda.

Curtiu nosso conteúdo sobre como obter um extrato da aposentadoria? Foi útil para deixá-lo familiarizado com o tema? Esperamos que sim, pois desse modo, será mais fácil saber o que fazer quando você precisar retirar o seu.

No entanto, se ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato conosco. É possível enviar uma mensagem pelo nosso site, enviando um e-mail, pelo número de telefone comercial (11 4521-2201 ) ou pelo Whatsapp (11 94100-2201 ). Estamos prontos para atendê-lo!