Com a evolução tecnológica e a facilidade da comunicação a longa distância, contratar advogado pela internet está se tornando uma prática cada vez mais comum e acessível, trazendo vários benefícios para os envolvidos.

Porém, é comum ter dúvidas a respeito de como esse serviço será prestado: em quais áreas o advogado pode atuar, como escolher o profissional e como funcionam os atendimentos e procedimentos.

Neste texto, buscamos esclarecer todas essas perguntas. Confira!

Em quais áreas é possível contratar advogado pela internet?

Não há uma limitação em relação às áreas em que o advogado contratado pode atuar, são as especificidades do caso e as necessidades do cliente que dirão se é possível contar com o profissional ou não. As áreas de atuação mais comuns são:

  • direito trabalhista;
  • direito de família;
  • direito previdenciário;
  • divisão de bens e inventário;
  • direito do consumidor;
  • cobranças indevidas.

Portanto, quase todas as ações podem ser tratadas por advogados online. Porém, o cliente pode ter alguma restrição em relação à área ou documentos envolvidos. Por isso, é fundamental estar seguro com o profissional.

Assuntos mais sigilosos, que envolvam família ou intimidade, podem deixar o cliente apreensivo e até com receio de expor os fatos. Mas um bom advogado guardará todas as informações e não divulgará dado algum.

Os advogados devem seguir o Estatuto da OAB e o Código de Ética, sendo que qualquer ato contra a intimidade ou vazamento de informações do cliente pode ser denunciado e é passível de punição. Portanto, sempre que você fizer uma consulta ou negociar com um profissional, tenha a certeza de que ele zela por essas informações e é confiável.

Como escolher o profissional?

Existem vários pontos importantes para considerar no momento de escolher e contratar advogado pela internet. O primeiro a ser observado é a reputação, ou seja, se o profissional é confiável e se a atuação foi satisfatória para outros clientes.

Você pode procurar indicações de familiares, amigos e conhecidos para saber se eles já foram atendidos por um advogado online e como foi a prestação de serviço. Também há a opção de procurar em redes sociais, sites etc.

É importante verificar o feedback dos clientes, se houve alguma reclamação, se o profissional pareceu confiável e se eles ficaram satisfeitos.

Depois, você pode entrar em contato com os profissionais para fazer perguntas sobre os procedimentos de consultas, protocolo de processos etc. Veja como é o atendimento e se as respostas são rápidas — isso é importante para saber como será essa tratativa durante a contratação.

O importante é você se sentir bem em relação ao profissional e satisfeito com o atendimento, se ele passou segurança e demonstrou conhecimento no assunto tratado. Também é possível pedir referências, cursos e especializações que o advogado realizou.

Como é a rotina de serviços prestados?

Depois da contratação, o advogado deve passar todas as informações a respeito da prestação de serviços, como serão feitas as consultas, pagamentos, reuniões presenciais, comparecimento em audiências etc. Geralmente, os documentos podem ser enviados por e-mail, e aqueles que precisam de assinatura são entregues pelos correios. Nessa modalidade de contratação, o atendimento costuma ser rápido, tendo em vista que pode ser feito por meios eletrônicos.

É comum que os advogados informem ao contratante o número do processo no Tribunal, para que o cliente possa acessar as informações e ter conhecimento de todas as movimentações e datas. Alguns escritórios possuem um site com uma área própria que também trará essas informações.

Contratar advogado pela internet se tornou uma prática comum, que pode ser vantajosa para os dois lados ao reduzir os custos do escritório e proporcionar um atendimento rápido e efetivo ao cliente. Mas não se esqueça de pesquisar a reputação e experiência dos profissionais antes de fazer uma contratação.

Agora, você já sabe como funciona a contratação de advogado pela internet. Ainda ficou com alguma dúvida? Então, deixe um comentário no post para que possamos ajudá-lo!