O Direito é uma atividade profissional que abrange diversas áreas da sociedade. Por isso, é possível aplicá-lo em inúmeros segmentos do nosso cotidiano.

Neste post, vamos abordar o Direito familiar e ajudar você a entender do que se trata o tema, quais são as suas responsabilidades, assim como, de que forma um advogado pode ser útil nessas ocasiões. Não deixe de ler nosso conteúdo.

Afinal, o que é o Direito familiar?

Primeiramente, é importante saber que o Direito familiar é a área jurídica que trata dos assuntos relacionados às questões familiares.

Isso quer dizer que todos os conflitos que envolvem o matrimônio, os graus de parentesco, a união estável, a tutela e a curatela serão resolvidos nessa esfera judicial.

Vale destacar que tais questões também poderão estar diretamente envolvidas com o Direito sucessório, das obrigações, das coisas e, ainda, ao Direito previdenciário.

Atualmente, esse é um ramo jurídico que também tem acompanhado a evolução social, pois, como sabemos, o modelo convencional da família sofreu algumas modificações que precisam ter suas demandas atendidas e, muitas vezes, protegidas por legislações específicas.

Quais as suas principais abordagens?

Como foi citado, existem várias abordagens do Direito familiar. Além do atendimento aos tipos e modelos familiares, ele também pode assistir aos seguintes casos:

  • as demandas que envolvem a contração de matrimônio;
  • os processos relacionados aos graus de parentesco;
  • o regime de bens e valores entre cônjuges;
  • o provimento de alimentos (pensão alimentícia);
  • a administração de bens em nome de menores;
  • a partilha de bens familiares;
  • a curatela;
  • a tutela;
  • a união estável

É válido relembrar que, apesar de termos listado algumas possibilidades, a atuação nesse ramo é ampla e pode vislumbrar outras situações. Isso porque, com os novos padrões sociais, surgiram alternativas e, consequentemente, demandas que antes não eram tão comuns como, as ligadas às famílias constituídas por casais homoafetivos.

Como atua um advogado de família?

advogado especializado na área do Direito familiar vai ajudar no suporte e na garantia do bom andamento dos processos. Nesses casos, o profissional terá um papel fundamental na mediação dos conflitos que, quase sempre, são delicados e envolvem o lado emocional das partes.

É extremamente importante que o advogado priorize as melhores decisões, mas que também seja ético e respeitoso com as necessidades do seu cliente. Ele deve valorizar a história, os sentimentos e os princípios de cada pessoa. 

O advogado familiar, além de um apoio técnico, deve agir como um conselheiro habilitado para orientar e facilitar a resolução dos problemas que estão sob a sua responsabilidade jurídica.

E agora, conheceu um pouco mais sobre o tema?

Depois de apresentarmos este conteúdo sobre o Direito familiar, esperamos que este post tenha ajudado você a se familiarizar mais com as questões que envolvem um dos segmentos do Direito.

Lembre-se de que o tema é bastante relevante e pode ser útil não só para o seu dia a dia, mas no cotidiano de seus familiares e amigos.

No entanto, se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de esclarecer algo mais, entre em contato conosco. Estaremos prontos para atendê-lo.