Existem diversas situações em que o auxílio de um advogado se torna essencial para garantir a defesa de todos os direitos, o que pode ser feito ao esclarecer dúvidas, indicar soluções ou realizar procedimentos administrativos e judiciais. Você já se perguntou como escolher um escritório de advocacia em Jundiaí?

Para ter segurança na contratação é necessário encontrar profissionais de confiança e especializados na área em que você precisa de suporte, afinal, ele se responsabilizará por defender os seus direitos e garantir a aplicação da lei. Porém, em meio a tantas opções, é normal sentir algumas dificuldades para tomar uma decisão. 

Exatamente por isso, preparamos este conteúdo com os principais pontos que você deve avaliar ao escolher um escritório de advocacia em Jundiaí!

Regularidade na OAB

Sempre que você encontrar informações sobre algum escritório de advocacia, aproveite para consultar a regularidade com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Infelizmente, existem pessoas que exercem a profissão irregularmente, sem as qualificações necessárias. 

O próprio site da OAB oferece uma ferramenta de pesquisa que indica se o profissional está inscrito nos quadros de advogados e a sua situação (ativo, suspenso, cancelado etc.). Caso precise de ajuda, as seccionais do órgão em cada cidade também podem verificar essas informações.

Indicações e reputação do escritório

Muitas vezes, a dificuldade para escolher um escritório de advocacia começa no momento encontrar profissionais de confiança. Uma dica para ajudar nesses casos é pedir indicações aos seus amigos e pessoas próximas, que também poderão relatar a sua experiência com o atendimento do profissional. 

Caso não tenha sucesso dessa forma, também é possível fazer pesquisas na internet. As ferramentas de busca e as redes sociais, sem dúvidas, apresentarão diversos resultados com indicações de profissionais da sua cidade.

O próximo passo é acessar os sites, redes sociais e fazer pesquisas sobre as reclamações ou avaliações de outros clientes. Analise as informações de cada um e faça uma lista para, depois, avaliar as opções com calma e aplicar as próximas dicas.

Objetivo do seu atendimento

Um erro comum cometido por quem procura atendimento e o advogado é não considerar quais são as suas necessidades. O Direito conta com diversos ramos de atuação, cada um com regras e procedimentos específicos que devem ser conhecidos pelo advogado, caso contrário, ele terá dificuldades em assegurar todos os seus direitos. 

Por isso, antes de agendar uma consulta, considere qual é o motivo do atendimento, como problemas com um benefício do INSS, dúvidas sobre direitos trabalhistas, entre outras. Isso servirá para direcionar a busca da melhor forma e também será fundamental para otimizar a consulta com o profissional, após escolher um escritório de advocacia.

Áreas de atuação do escritório

Complementando a dica anterior, você deve verificar quais são as áreas de atuação do profissional. É bastante comum que os advogados atuem com foco em determinados ramos, a fim de garantir um serviço especializado ao cliente. Assim, os escritórios podem fazer atendimentos apenas sobre assuntos específicos. Tudo dependerá da equipe disponível. 

Portanto, você deve separar aqueles que atuam na área do seu problema. Se você teve um benefício negado pelo INSS, procure um profissional especializado em Direito Previdenciário. Por outro lado, se você está passando por conflitos familiares, como o divórcio, é preciso encontrar um advogado que atue com Direito de Família

Normalmente, você encontra as informações sobre as especialidades nos sites ou redes sociais do escritório. Contudo, caso não localize esses dados, entre em contato com os profissionais e peça esclarecimentos. Assim, você evita agendar uma consulta que, no fim, não será produtiva porque o advogado não atua na área. 

Equipe de profissionais

Após definir quais são os escritórios que atuam nas áreas que você precisa, é hora de avaliar a equipe de profissionais que trabalha no local. Veja quem são os advogados, consulte as especialidades, as qualificações e a reputação de cada um, para garantir que eles realmente têm experiência no assunto. 

Os sites costumam oferecer uma página específica com essas informações, mas você também pode fazer a pesquisa de outras formas via internet, como busca de perfis profissionais, artigos publicados e outros dados que demonstrem a autoridade da equipe no assunto. Fazendo isso, você terá mais segurança em relação à experiência dos advogados para lhe ajudar. 

Qualidade do atendimento

A conversa com o profissional é fundamental para você desenvolver confiança e fazer uma escolha consciente. Para isso, você pode agendar uma consulta para conhecer o escritório, a equipe e conversar sobre o seu caso. 

Aproveite a oportunidade para esclarecer as suas dúvidas, entender quais são as soluções e como funciona o processo. É aqui que você conseguirá avaliar se o escritório de advocacia realmente passa a confiança necessária para assumir a defesa dos seus direitos.

Nesse momento, é fundamental avaliar a qualidade do atendimento prestado por toda a equipe, observando questões como tempo de espera, disponibilidade e os meios de comunicação disponibilizados. As demandas judiciais podem levar algum tempo para serem solucionadas, então é fundamental que você fique à vontade com o advogado e que o escritório ofereça um suporte de qualidade.

Proposta de honorários

Se tudo der certo na consulta e você decidir contratar o escritório, não se esqueça de avaliar como são cobrados os honorários advocatícios. Os advogados devem observar o valor mínimo regulamentado pela OAB e um serviço de qualidade, com certeza, cobrará um preço condizente com a sua experiência.

Contudo, esse é um investimento fundamental para que você conte com profissionais realmente especializados e não perca direitos devido a falhas cometidas nos procedimentos administrativos ou judiciais. Além disso, você pode negociar as formas de pagamento com o profissional, como o parcelamento, a fim de encontrar uma solução que seja viável para ambos. 

Pronto! Seguindo essas dicas para escolher um escritório de advocacia em Jundiaí, você terá mais chances de encontrar advogados especializados e de confiança para prestar todo o suporte que você precisa. 

Então, gostou do conteúdo? Se você está em busca de auxílio profissional de qualidade ou está com dúvidas sobre os seus direitos, entre em contato com o escritório Elisio Quadros e converse com um de nossos especialistas!