Depois de uma vida inteira de trabalho, nada melhor do que curtir a aposentadoria viajando e conhecendo lugares encantadores. Com seu vasto litoral, o Brasil é um país privilegiado e abriga milhares de praias para aposentados curtirem a melhor idade e aumentarem a qualidade de vida.

Seja para fazer uma caminhada, seja para se refrescar no mar e curtir o visual, descansar e recarregar as energias, conhecer melhor a região litorânea brasileira é uma experiência incrível. E com tantas opções, fica até difícil escolher, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos uma lista contendo quatro praias para aposentados que você não pode deixar de conhecer. Confira!

Melhores praias para aposentados

1. Bonete, Ilhabela (SP)

Essa praia no litoral paulista é, na verdade, uma vila de pescadores, situada em Ilhabela, que vive praticamente da pesca e do artesanato. Bonete tem cerca de 600 metros de extensão e conserva um ar rústico e natural.

Para ter acesso ao local, é necessário pegar um barco ou lanchas de passeio, ou ir até o parque Estadual de Ilhabela na Ponta de Sepituba e, de lá, pegar uma trilha de 12 quilômetros — tem a duração de cerca de 3 a 4 horas de caminhada. Durante o trajeto, o visitante se depara com inúmeras cachoeiras e pequenas lagoas naturais.

2. Lagoinha do Leste, Florianópolis (SC)

Lagoinha do Leste, localizada no Sul de Florianópolis, é uma praia sossegada, selvagem e mantém a preservação natural. As águas são agitadas e a areia é branquinha. Ela só pode ser acessada por meio de trilhas ou barcos.

É possível chegar até Lagoinha do Leste de duas maneiras:

  • via Praia do Pântano Sul — dura cerca de 1 hora e meia;

  • via Praia do Matadeiro — duração de cerca de 3 horas.

No meio da praia, as águas formam uma lagoa — daí o nome da praia — onde os banhistas costumam curtir o sol, relaxar e praticar esportes, como o stand up.

3. Taipu de Fora, Maraú (BA)

A praia de Taipu de Fora faz parte da Península de Marau, na Bahia. As suas piscinas naturais contêm recifes e corais e compõem uma paisagem paradisíaca. O mar é azul claro com diversos tons e a areia repleta de coqueiros. A região é ideal para praticar snorkel e observar a rica vida marinha ou para praticantes de stand up. Na própria praia, há equipamentos disponíveis para alugar.

Para chegar até Taipu de Fora, não é necessário pegar barco, apenas adentrar um pouco no mar e você já está dentro das piscinas naturais, que são formadas quando a maré está baixa.

4. Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)

Lopes Mendes fica localizada no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, em Ilha Grande. É considerada uma praia paradisíaca na cidade de Angra dos Reis. A areia clara e a água cristalina, com variados tons de azul e verde, faz com que o lugar seja muito procurado por turistas e aventureiros. A região é ideal para praticar mergulho, surfe, stand up ou apenas relaxar. O acesso se dá por trilha, com ponto de partilha na praia do Pouso, um percurso de cerca de 30 minutos.

Esses são apenas alguns exemplos de praias para aposentados conhecerem. Nosso litoral é vasto, o que não faltam são opções para você curtir o sol e contemplar as belas paisagens.

Gostou das nossas sugestões? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Quem sabe você não arruma um amigo parceiro para viajar junto?