O Direito é uma ciência que está sempre passando por transformações e se adaptando às inovações trazidas pela tecnologia. Nesse cenário, o atendimento jurídico online mostra-se como uma novidade que vem ganhando cada vez mais popularidade no meio.

Os serviços de consultoria online ganharam destaque pelos avanços da tecnologia e foram impulsionados pelo crescimento da internet. Dessa maneira, tornou-se possível atender aos clientes e empresas de uma forma mais fácil e prática.

A consultoria envolve a assessoria do advogado via online. Dessa forma, não é necessário o deslocamento físico para o encontro entre o cliente e o profissional do ramo jurídico. Tudo é feito por meio de uma plataforma virtual. Além dessa comodidade, esse atendimento também traz uma série de outros benefícios.

Ficou curioso em saber como funciona esse serviço? Então, continue a leitura!

Quais são as vantagens do atendimento jurídico online?

Proporciona maior flexibilidade de horários

O atendimento online traz comodidade e praticidade, tanto ao advogado quanto para o seu cliente. Essa flexibilidade garante mais qualidade na consultoria. Dessa maneira, a reunião entre eles pode ser estipulada para acontecer em um horário que seja ideal para ambos.

Dispensa a necessidade de deslocamento

A tecnologia trouxe o rompimento das barreiras físicas para o atendimento jurídico. Dessa forma, a consulta pode ser feita em qualquer lugar por meio de um computador ou até mesmo um dispositivo móvel, desde que tenha acesso à internet. Essa ausência de limites territoriais permite a contratação de serviços de advogados localizados em escritórios de qualquer parte do Brasil.

Assim, se você deseja contratar um escritório localizado em um local longe da sua residência ou da sua empresa, ou não tem tempo e disponibilidade para fazer o deslocamento até aquele advogado, pode contratar a assessoria online, caso ele disponibilize esse serviço.

Reduz os custos operacionais

O atendimento jurídico por meio online proporciona uma redução de despesas relacionadas às operações inerentes aos serviços comuns da advocacia física, tais como: cópias físicas e impressões de documentos e contratos, ligações telefônicas, valor referente ao deslocamento etc.

Permite a antecipação de riscos

A consultoria é útil para identificar irregularidades e prevenir riscos decorrentes da atividade empresarial. Nesse sentido, ela também é essencial para planejar e implementar soluções com o intuito de resolver problemas e trazer melhorias aos negócios. Assim, quanto mais cedo os riscos forem descobertos, menores serão as chances de ele causar problemas no futuro, uma vez que serão combatidos o mais rápido possível.

Garante maior segurança às informações

Esse serviço pode ser integrado ao sistema de “cloud computing”, ou seja, o armazenamento de dados em uma nuvem. Dessa maneira, as informações e documentos referentes aos clientes são guardados em um arquivo seguro por meio de criptografia, o que reduz significativamente as chances de invasão ou de furtos de dados por criminosos mal-intencionados.

Além disso, apenas o usuário tem acesso aos arquivos, que podem ser consultados a qualquer momento, bastando uma conexão com a internet.

Quais são as ferramentas que podem ser usadas nesse processo?

A consulta online com advogados ocorre por meio de diversas plataformas ou softwares, desde que ofereçam serviços com chamada de vídeo e áudio (videocall). Os mais famosos são o Skype e o WhatsApp. No entanto, existem outras plataformas que vêm ganhando espaço no meio:

  • NeoAssist;

  • Zendesk;

  • Direct Talk;

  • Omnize;

  • Intercom.

O atendimento jurídico online feito por advogados é uma ótima opção para quem busca soluções práticas e rápidas, mas sem perder a eficiência e a qualidade no serviço. Como advocacia preventiva, ajuda as empresas a identificarem falhas e riscos, e a solucioná-los o mais rápido possível. Da mesma forma, permite que elas prossigam executando as suas operações conforme a lei, e alavancando seus resultados.

Ficou interessado em contratar um atendimento jurídico online? Entre em contato conosco. Nós podemos ajudá-lo!